A unidade na Igreja

1 Coríntios 12

12. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 

13. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

14. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. 

15. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo.

16. E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. 

17. Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 

18. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 

19. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo

20. Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo

21. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 

22. Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 

23. e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito 
mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, 

24. ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, 

25. para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. 

26. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. 

27. Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. 

28. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 

29. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? 

30. Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? 

31. Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente. 




Amado leitor, a unidade da igreja é primordial para ternos uma comunhão plena com Jesus e devemos lembrar que todos somos um único corpo aonde a cabeça é o Senhor Jesus. Ante isto Paulo escreve a igreja de Corinto e utiliza como exemplo o corpo humano para entender a funcionalidade e importância de cada membro, claramente a través dos versículos lidos acima entendemos.

1. Somos um só Espirito: O Espirito Santo habita na igreja independentemente a nacionalidade, a raça, o idioma, etc e quando este mesmo Espirito esta no nosso médio não pode existir dissenções nem contendas, a palavra de Deus é clara; o Espirito Santo veio unificar a igreja do Senhor.

2. Dependemos uns dos outros: O corpo humano é conformado por vários membros e atua em sincronia um com os outros, por exemplo para comer uma maça precisamos primeiramente gerar o desejo (olhos) e através dos impulsos nervosos (cérebro), usamos nossas mãos (tacto) para pegar o objeto e mástica-lo (boca) e posteriormente digeri-lo (estomago), etc. Como observamos todos os membros do nosso corpo tem uma função, ninguém é menos o mais importante, todos trabalham unidos e em conjunto.

3. Todos recebemos dons: Vemos também que cada membro do corpo de Cristo recebe um o vários dons, uns de apóstolos, outros de profetas, de mestres, etc, assim entendemos que cada um tem um dom que é fundamental para o crescimento da obra do Senhor, não todos podem ser somente apóstolos o profetas o mestres porque isto geraria caos dentro da igreja, mais sim cada um tem chamado especial na obra de Deus.

Paulo finaliza o texto mencionando duas coisas, a primeira que devemos procurar com zelo os maiores dons e a segunda é mais importante ...um caminho sobremodo excelente... o AMOR!!! (1 Cor 13)

LEIA A BÍBLIA